Pousada Lua Cheia
Momentos inesquecíveis na Pousada Lua Cheia, Praia do Francês, Alagoas.
A cidade alagoana de Marechal Deodoro, especialmente a Praia do Francês, é um destino que sempre está na minha caminhada. Chego a visitar este Paraíso das águas em média quatro vezes por ano. E não falo à toa que é um paraíso. O lugar é um dos mais cobiçados do Litoral Sul de Alagoas, tanto por turistas como por locais. É um roteiro que sempre me surpreende. Sobretudo pela beleza e cor do mar que me impressiona muito. Eita terrinha privilegiada ‘essas’ Alagoas!
A cidade histórica de Marechal Deodoro
A Praia do Francês é um Lugar Perfeito para quem viaja em família, com criança pequena, pois o mar tem sempre temperatura agradável e não representa risco por não atingir grandes profundidades. Isso acontece por conta de uma enorme parede de arrecifes que corta o mar e forma, quando a maré está baixa, uma enorme piscina natural. Uma delícia! Nem dá vontade de sair da água.
Nesta última experiência, encontramos um cantinho com uma energia especial, um Lugar Perfeito para quem gosta de se conectar com as cores e cheiros exalados da natureza. A Pousada Lua Cheia é cercada por uma bela vegetação que a deixa muito graciosa e nos faz um convite para dias de tranquilidade e paz
.Para se entender mais sobre a proposta deste encantador lugar, basta dizer que fomos recepcionados por uma grisalha senhora, muito simpática, sotaque paulistano e trajada em roupas de banho. Isso mesmo! Biquinão, sorrisão, e um ingresso a se ‘despir’ e desprender do corre-corre do dia-a-dia, aliviar o peso do corpo e da mente. Se tratava da proprietária da Pousada Lua cheia, a dona Ji. Mais uma que largou o frio e correria da grande metrópole paulistana para viver no encantador litoral alagoano. E foi muito acertada a escolha!Não deu outra: arriei minhas malas no quarto que haviam nos reservado, e, para ficar vestido adequadamente e não diferente de ‘Dona Ji’, ‘taquei’ uma sunga e fui aproveitar o dia. Estava pronto para desbravar a POUSADA LUA CHEIA. A proposta era usar e abusar!A Pousada Lua Cheia é um Lugar reservado, muito sossegado, ideal para curtir em família, com amigos, e até sozinho, mas sem dúvida, com a ‘tampinha da sua panela’, ‘sua metade’, ‘seu amor’, é um LUGAR PERFEITO!De toda forma, nesta viagem estava em família, com minha esposa Raquel, meu filho Marcelo e de quebra, para completar a ‘trupe’, levamos mais um pacotinho de nome Pedro. Um sobrinho e superamigo do meu Marcelinho, que juntos, formam a ‘dupla dinâmica’, e inclusive, um pouco barulhenta para aquele lugar (Hehehe).
Começamos por um banho de piscina, que estava muito convidativa. E meu pequeno Marcelo é muito ‘securento’ (termo sergipano para dizer vidrado em algo) e adora nadar. Localizada em um ponto estratégico, no centro da Pousada, entre os apartamentos e o jardim, conseguimos desfrutar tanto durante o dia como a noite de uma piscina com água deliciosa. Foi um dia quente e a temperatura da água estava show!
Não espere nada com sofisticação, o que te aguarda na Pousada Lua cheia é uma rede para descansar e aproveitar a sombra das árvores, ouvindo o som dos pássaros, petiscando ‘delicinhas’ do cardápio oferecido no local, bebendo uma cervejinha gelada, ou outra opção (fica a gosto), um bate papo agradável, sombra e água fresca. Em suma: uma vida que a gente pede a Deus!!!
Com estrutura rústica, que preserva arquitetura de seu tempo, como os azulejos, tetos em madeira, elementos e decoração regional, a Pousada Lua Cheia contempla as necessidades dos viajantes. Os seus quartos dispõem de camas ‘suuuper’ confortáveis, limpas e cheirosas, ar condicionado, frigobar, Tv, wi-fi e tudo que precisamos para um ótimo descanso e estadia.
A Pousada Lua Cheia estava preparada para receber um casal em lua de mel, e prepararam um quarto com uma decoração especial. Resolvi dar um click e saí de lá certo de que a próxima lua de mel seria a minha com minha “pretinha”. Hummm! (Hehehe) Mas essa não terá texto, nem fotos, claro!
Sobre o café da manhã: muito bem servido, com todas as guloseimas nordestinas. Para quem não conhece, no café da manhã do povo do Nordeste não pode faltar macaxeira, inhame ou cuscuz, carne do sol (pode ser calabresa ou ovos), frutas da estação, e tudo que os demais oferecem como Iorgurtes, Leite, pães, bolos, café, sucos, biscoitos....
De tudo a Pousada Lua Cheia oferece um pouco. Em se tratar de biscoitos, estava sentindo um cheiro delicioso da cozinha e resolvi ‘xeretar’. Perguntei sobre o delicioso cheiro, e descobri que os biscoitinhos e salgados, em sua maioria, eram produzidas lá mesmo. Mais um ponto positivo. Fresquinhos e quentinhos! Perfeito!
Como gosto muito de fotografar gastronomia, adoro a textura e cores, não podia deixar passar despercebidos os detalhes e decoração rústica que compunham o lugar. Cortinas de renda ‘Filé’ (renda tradicional da região), e móveis pintados à mão por uma artista plástica sergipana, minha conterrânea Claudia Toscano. Toques de alguém com sensibilidade a arte, ao trabalho feito à mão, né Dona Ji?! Essa é a Pousada Lua cheia!
Minhas espoletas não cansavam de tanta aventura. Eles descobriram coisas que nem minhas lentes tinham alcançado ainda, estavam muito à vontade. E para dar uma canseira ainda maior, resolvemos ir a pé à praia. O local é estratégico e fica a poucos minutos da Orla.
Orla da Praia do FrancêsHá muitos vendedores ambulantes na praia, servindo de tudo um pouco, mas tem ‘um figuraço’ um tanto exótico e engraçado, que sem dúvida chamava muita atenção por usar um enorme chapéu com chifres de boi enquanto gritava: “Olha a batata frita do corno!”. Coisas que você vê no Nordeste. A ‘gurizada’ adora!
A Pousada Lua Cheia está muito bem localizada, no centrinho da Praia do Francês. Perto de restaurantes, pizzaria, lojinhas, sorveteria, lanchonete, farmácias, minimercados... nada de carro, tudo caminhando mesmo! E foi o Restaurante Armazén Brasil o escolhido da noite. Já conhecia, provei e aprovei, por isso, voltei! (Gostou do trocadilho???) Desta vez para provar a Picanha... Tivemos a honra da companhia da Dona Gi. Inclusive minha parceria numa cervejinha gelada, quando, na ocasião, brindamos à vida e àquele agradável encontro, que, sem dúvida, rendeu uma feliz e grata amizade. Pessoa maravilhosa e querida!
Já conhecia a Praia do Francês de longas datas, da época do surf. Espero voltar para o surf em breve. Pelo menos tenho conseguido voltar ao Francês. UUUfa! Mas sem entrar muito em detalhes sobre minha atual distância do meu amado esporte, a Praia do Frances é famosa por ter praias com belas ondas para o surf e campeonatos importantes do circuito nacional. Já fiz esse roteiro em outros tempos (para pegar ondas...ê, saudade!). Massa!
Numa visita à cidade histórica de Marechal Deodoro, minha esposa Raquel descobriu uma loja que vendia acessórios produzidos artesanalmente. Ficou logo maluca! Ela e Carmem Miranda pra gostarem de ‘penduricalhos’ (Hehehe). Realmente as peças da loja Fetiche eram belas e minha preta me deixou ainda mais apaixonado... Como estávamos com o horário apertado neste dia, prometemos que retornaríamos em breve e procuraríamos Maristela, proprietária da Fetiche para conhecer os produtos com calma. A Fetiche possui duas lojas, uma na cidade histórica e outra na Praia do Francês, rua dos Caramujos. Não deu outra: Assim que retornamos ao Francês, ‘meu fetiche’, correu para a loja Fetiche da Praia do Francês e saiu toda ‘emperiquitada’. Uma lindeza! ‘Meu fetiche’, correu para a loja Fetiche da Praia e saiu toda ‘emperiquitada’. Uma lindeza!Ela e Carmem Miranda pra gostarem de ‘penduricalhos’ (Hehehe). A Pousada Lua Cheia foi o cenário perfeito para as fotos.
De volta à Pousada Lua cheia, os meninos agradeceram o retorno. A espera foi longa na Fetiche. Mas nada que um bom descanso na rede e banho de piscina, e esconde-esconde, e mais rede, mais banho de piscina, não fizessem daquele um dia maravilhoso e preguiçoso também.
Grudados à adorável companhia da Dona Gi, resolvemos conhecer outro restaurante em sua agradável companhia. O Restaurante Maré Pimenta, que oferece culinária Italiana, está localizado na rua Dourado, nº 37. Mais uma vez fomos caminhando até o restaurante, e chegando lá, literalmente, ‘jacamos’! Provamos de tudo um pouquinho. Pizza, massas, grelhados e frutos do mar. Mais uma indicação do Lugar Perfeito para vocês.
Depois de tantas andanças e comilanças (olha o ecoooo!), só pensávamos em dormir, o dia foi longo e a degustação inveterada de comidas também. Nada como uma ótima noite de sono para nos recompor. Fui! (Zzzzzzz)
Foram dias de praia, descanso, diversão, comilança, amizade e simplicidade. Junto dos meus queridos, minha amada família, num encontro com a paz e a alegria de viver momentos e experiências novas em um Lugar Perfeito. A Pousada Lua Cheia nos proporcionou momentos inesquecíveis e nos deixou com gostinho de quero mais. Preciso marcar logo essa lua de mel!
Recomendo: Acordar antes do amanhecer e contemplar o nascer do sol e a rotina de alguns nativos, pescadores, enquanto lançam suas tarrafas, outros preparando suas embarcações, além de surfistas a caminho das ondas. Também recomendo sentir a brisa do mar enquanto se usufrui de uma agradável caminhada num dos mais belos cartões-postais do litoral do Brasil. Melhor indicação!
Por Raquel Diniz
Fotos: @marciodantas_foto
Todos os direitos reservados!
Saiba mais sobre Alagoas, clique aqui!
Deixe seuComentário