Roteiro lado B de Ecoturismo na região

Encantos naturais em Barra de São Miguel

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort

Lugar Perfeito – Como já deu para perceber, uma das coisas que mais me dão satisfação é o ambiente da praia e suas belezas naturais. Então, dessa vez resolvi conhecer os segredos guardados entre matas fechadas, bancos de areias e arrecifes da Barra de São Miguel, pertinho de Maceió (AL), 33km ao sul da capital alagoana. 

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort

Ao chegar, logo me deparei com suas exuberantes falésias – constituída por camadas sedimentares ao nível do mar, as ondas desgastam constantemente a costa, o que muitas vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade dessa parede rochosa. Acompanhando a linha costeira, no meu maravilhoso Nordeste brasileiro, são conhecidas como formações do grupo Barreira, lugar perfeito para conhecer e enriquecer-se de cultura. Por isso que o próximo destino dos meus filhos e esposa será conhecer tudo isso bem de pertinho, com olhares atentos e espírito aberto para tanta paz!

Bem, voltando ao roteiro, rsrsrs.. Em meio às falésias, fui surpreendido por enormes piscinas naturais formadas pela extensa barreira de arrecifes. Pense numa praia sempre tranquila e calma! É como se eu estivesse em um spa particular, só meu e da natureza, claro, lugar perfeito para um mergulho. 

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort, falésias

Aliás, dá para relaxar caminhando pelos arrecifes, apreciando o aquário natural nos maravilhosos bancos de areias ou mesmo fazendo passeios de ecoturismo que levam os turistas a explorar a natureza em pontos mais afastados.

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort, falésias

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort, falésias

Então, para isso, nada melhor que um guia turístico de primeira – parceiro, figura simples e agradável: Daniel Brasil da Aventura Eco Brasil me levou para conhecer um roteiro lado B de ecoturismo da região de Barra de São Miguel. Primeiro, como sempre fui fascinado pelas falésias que via quando dirigia pela BR na minha juventude, fiz questão de conhecê-las com duas perspectivas: por cima e caminhando pela areia da praia já a admirando e contemplando por baixo. 

Barra de São Miguel, Lugar Perfeito, Alagoas, Cachoeira, Barra, Maceio, Iloa Resort, falésias

Bem, a experiencia que tive é uma sensação única de paz e tranquilidade, ao admirar tamanha obra prima natural que compõe perfeitamente o lugar! Como meu olhar de fotógrafo é clínico, o contraste das cores, sob o efeito do sol e impacto da fauna marinha transformam as falésias em obras incríveis de fato! Rupturas rochosas que encantam! De um lado o mar com aquela cor esverdeada transparente, de águas mornas cristalinas. E do outro lado, os tais paredões rochosos, um caso de amor sem igual diante de tanta tranquilidade e harmonia natural.

Mas o que também me surpreendeu é que em Barra de São Miguel, esse ambiente tão praiano, possui cachoeiras! E, vou ser sincero: a gente vira criança! É que, dentro de uma vegetação fechada, a cachoreia de rocha calcária se exibe com agua totalmente cristalina e refrescante. Como não se envolver?! Rsrsrs Em meio ao roteiro, o guia Brasil me levou ainda a um lugar que mais parecia uma banheira de hidromassagem particular, totalmente natural! Tem como não querer levar as pessoas que você ama para um lugar perfeito desses?! Pois é, as crianças e a esposa já estão escalados – literalmente – para viverem essa experiência de tomar um banho de cachoeira “por detrás da praia”.

O outro passeio que fiz e me encantei foi o de lancha. Nele, pude conhecer as lagoas da região, visitei melhor a praia do Gunga e pude registrar cada pedacinho daquele paraíso. A cada lugar novo que me aparecia, fazia uma pausa (gratificante) e apreciava os corais, o horizonte, vivi aquela tranquilidade que tanto falamos no dia a dia, sabe?

São passeios simples, porém marcantes. Especialemente por conta do profundo contato com a natureza e simplicidade das pessoas. O Geovanio que sempre no comando da lancha, é um figura! Sem contar no cenário fantástico: água verde, cristalina e a bancada de coral extensa. Não tem como não querer voltar mais e mais vezes para um destino como Barra de São Miguel.

Recomendo: No bar Praêro, degustei um peixe frito que eu tanto adoro, com um saboroso coquetel no abacaxi. Sentado numa mesa? Não. Mas descansando em pleno redário que o bar oferece! Acredite: em frente ao mar, deitado na rede, apreciei deliciosos pratos e só pude agradecer à Mãe Natureza por tanta contemplação. Ah! Já ia esquecendo que a caipirinha é deliciosamente refrescante, viu? Me senti em casa, de verdade. Sou muito pé na areia e adoro esses pratos de restaurantes e barracas de praia. Para completar o sabor da caipirinha, combinei com um camarão no alho e óleo. Hummmm... 

São tantos lugares perfeitos nesse destino que quase ia esquecendo, a experiência não menos inesquecível: Vila Palateia! Foi maravilhoso conhecer e vivenciar a cultura desse povo que vive em harmonia com a natureza. Vila Palateia é uma comunidade a 5km de Barra de São Miguel. Chegando lá, peguei um barco e segui mangue à dentro com a tripulação de gente do bem e aguerrida. Em um determinado momento, o barco para para os visitantes comerem as ostras in natura. Tem cenário ou lugar mais perfeito para se apreciar ostras fresquinhas e suculentas!? 

 

O por do sol na volta... Precisa dizer que é fantástico! ? Olha, foi uma experiência tão bacana conhecer a cultura da produção e criação de ostras, que meus filhos precisam viver isso também. Sem contar que ainda pude acompanhar, bem de perto, como as famílias cultivam essa tradição que o turista ainda colabora com esse estilo de vida tão in natura da comunidade.

Na lagoa, na cachoeira ou no mar, sei que dá para aproveitar (e muito!) a temperatura da água sempre generosa com quem chega em Barra de São Miguel para curtir tantos roteiros inesquecíveis.

Sombra e Água Fresca: Para descansar, escolhi o aconchegante Iloa Resort. Experiência que pretendo retornar adivinha com quem? Meus filhos e esposa vão adorar toda estrutura moderna e de qualidade. 

Por Raquel Passos

Fotos: Márcio Dantas

 

 

 

7be68650eeb5d56f
0b24f631376b0271
386513ccffb70d67

Deixe seuComentário

Show!! Vou seguir esta dica maravilhosa. Valeu Márcio.

Luiz Henrique

Excrito em Domingo dia 26 as 05:53
O lugar é simplesmente exuberante e o guia nada mais é que o hospitaleiro e generoso amigo Daniel Brasil, do Natu's Hostel. Salve, salve a Barra!!!

Alexandre Amaral

Excrito em Segunda dia 19 as 08:28