
BlogdoViajante


QUEM FOI A MONALISA
QUEM FOI A MONALISA
Quem foi a Monalisa...? De quem é o rosto no quadro mais famoso do mundo...? pintado por Leonardo da Vinci? Durante muito tempo isso foi um grande mistério, um dos maiores mistérios da história da arte, mas em 2005 os arquivos históricos na cidade de Florença na Itália parecem ter revelado a sua verdadeira identidade.
Se pararmos paro observar o nome Monalisa é uma abreviação de Madona Lisa e madona em italiano é senhora, então o quadro seria o retrato da senhora Lisa e segundo os arquivos históricos da cidade de Florença, naquela época existia uma mulher chamada Lisa Gherardini, ela pertencia a uma família nobre italiana, porem estavam falidos, praticamente a única coisa que possuíam era o título de nobreza. Então aos 16 anos seu pai a promete em casamento a um rico comerciante da cidade, Francesco del Giocondo, e como a maioria dos casamentos na época, foi um negócio entre as famílias, a família Gherardini, possuía o título de nobreza e Francesco possua dinheiro; e a partir daí Lisa se torna Lisa Gherardini del Giocondo ou La Gioconda. E como dote de casamento seu pai dá a Francesco uma de suas terras no vale do Chianti hoje umas das maiores produtoras de vinho da Itália.
Porem alguns anos depois de seu casamento Leonardo chega a Florença, ele havia sido contratado para trabalhar na construção de uma nova igreja a qual Francesco era o patrono, a igreja de Santa Anunciata, lá Leonardo faria a sua obra Santa Ana a Virgem e o Menino.
A partir daqui temos duas hipóteses para o que aconteceu, uma diz que Francesco ao ver a obra de Leonardo na igreja que ele estava patrocinado o contrata para fazer um retrato de sua esposa, outra diz que Lisa teve um caso com Leonardo e fez a cabeça de seu marido para que o contratasse para fazer seu retrato, o fato é que a obra nunca foi entregue a família e Leonardo sempre a levava consigo, sempre a aperfeiçoando, foi nessa obra também que Leonardo utiliza pela primeira uma de suas maiores técnicas na arte, o sfumato, o termo vem do italiano sfumare, que significa "de tom baixo" ou "evaporar como fumaça" e consiste em criar gradientes suaves entre tons e cores, sem contornos nítidos. Leonardo utilizava a técnica para criar um efeito mais próximo da realidade em suas obras. Porem ele era famoso por terminar poucas de suas obras, isso porque ele por que ele possuía o transtorno de défice de atenção e hiper atividade (TDAH), procurando fazer aquilo que mais lhe chamasse a atenção no momento.
Com tudo em 2012 arqueólogos encontraram restos mortais em um convento abandonado de Florença, mas os registros diziam que Lisa Gherardini havia sido sepultada ali, agora arqueólogos tentam identificar os restos de Lisa Gherardine a partir de testes de DNA, comparando os resultados com o DNA de suas filhas. E o próximo passo será reconstruir seu rosto em 3D e comparar com o quadro. Assim poderemos ver o real sorriso da Monalisa.
Deixe seuComentário