
BlogdoViajante


O ORACULO DE DELFOS
O ORACULO DE DELFOS
Muito se fala das histórias das mitologias repletas de deuses e heróis, mas seu te falar que algumas dessas histórias foram baseadas em fatos e lugares reais? Não acredita então vem comigo que eu vou te mostrar um mundo repleto repletos destas histórias; que continuam vivas por mais que se passem milhares de anos.
Um destes lugares é o Oraculo de Delfos, localizado no templo de Apolo na antiga cidade de Delfos na Grécia. Famoso por prever grandes vitorias, tragedias a ascensão e queda de reis e impérios além do destino dos heróis. O oraculo era sempre consultado antes de uma grande decisão ou de uma grande batalha, pois acreditava-se que lá existia uma linha direta com os deuses.
Não só grandes nomes passaram por lá como Alexandre o grande, mas também cidadãos comuns e embaixadores das cidades-estados gregas, em busca do concelho do oraculo. Na guerra de Troia, o rei Agamenon de Micenas, foi até o oraculo de Delfos antes de ir a guerra em busca do concelho dos deuses, e o oraculo falou que se ele fosse a guerra isso levaraia a queda de um grande imperio. Agamenon foi a Troia acreditando que aguerra estava ganha, mas apesar de Troia ter caido no final daguerra o oraculo falou do imperio micenico que caiu logo depois da guerra.
Conta a lenda que o que o titã Cronos engolia todos os seus filhos por medo de ser destronado por um deles. Porem quando chegou a vez de Zeus, sua mãe o trocou por uma pedra enquanto Zeus era escondido e ao crescer libertou seus irmãos e destronou seu pai na guerra conhecida como Titanomaquia.
Com tudo hoje há uma pedra no centro do templo de Apolo em Delfos e se você for lá, os locais falaram que aquela pedra é a mesma pedra que fora engolida por Cronos no lugar de Zeus.
Era dito que a suprema sacerdotisa de Apolo em Delfos as Pitias entravam em um estado de transe e transmitiam a voz de Apolo que falava por seu pai Zeus. Porem um estudo arqueológico analisando a paisagem de Delfos, mostrou que logo a baixo dos aposentos das Pitias havia uma reserva de gases vulcânicos e era a inalação desses gases que faziam as Pitias entrarem em transe profundo e também explica a descrição de Heródoto que diz que o ambiente de Delfos era muito enevoado. Isso mostra que as vezes mitos e lendas podem estar baseados em fatos reais.
Deixe seuComentário