BlogdoViajante
O encontro das águas em Imbassaí
Um Lugar Perfeito: Peguei a estrada rumo ao litoral norte da Bahia em busca de novas experiências em um lugar perfeito. Como meu filho estava de férias, decidi conhecer Imbassaí, um lugar que eu sempre quis fotografar por ser conhecida pela sua natureza exuberante e tranquilidade. Seria o lugar perfeito para conciliar a minha agenda de trabalho com as férias do meu pequeno.Quando entrei na cidade, percebi que se tratava de uma charmosa vila de pescadores. Um lugar para quem aprecia a simplicidade e a natureza como eu.
Antes de falar mais sobre esse pedacinho do paraíso, gosto sempre de contar um pouco da história dos locais por onde passo. A cidade de Imbassaí tem uma história curiosa. Segundo os pescadores da região, o nome Imbassaí vem do tupi, que significa rio, como o próprio nome já diz, essa região foi habitada por índios, mas para os moradores da região, o nome quer dizer encontro das águas. Ou seja, um dos pontos turísticos mais bonitos de Imbassaí deu origem ao nome da cidade.
O nome Imbassaí vem do tupi, que significa rio. Nessa imagem a foz do Imbassaí. Foto: Márcio Dantas
Depois de conhecer um pouco da história, que tal um passeio pela vila? A primeira parada é na Capela Nossa Senhora das Dores, que fica localizada em uma das entradas que leva ao vilarejo. Os pescadores contam que Imbassaí era uma fazenda de cocos do senhor Aquilino Dias de Carvalho, que construiu a Capela de Nossa Senhora das Dores como pagamento de uma promessa feita. Achei muito curiosa a história da Capela.
A Capela de Nossa Senhora das Dores foi construída como pagamento de uma promessa feita. Foto: Márcio Dantas
Caminhando mais um pouco pela vila, você encontra alguns restaurantes rústicos, mas requintados que vale a pena experimentar as comidas típicas. A dica é conhecer a Merenderia, que fica na avenida principal. Um lugar aconchegante e todo decorado com material reciclado, uma mistura de arte e gastronomia.
A Merenderia, um misto de arte e gastronomia. Foto: Márcio Dantas
Imbassaí também oferece diversas opções de hospedagem como pousadas rústicas e charmosas, hotéis, camping e resorts. Uma das opções é o Resort Costa dos Coqueiros onde fiquei hospedado por quatro noites com minha família. O meu filho aprovou o espaço kids e a piscina, fez mil amizades, aprontou muito!. Mas o que mais me impressionou foi a localização privilegiada do Resort, exatamente em frente à Foz do rio Imbassaí e do Oceano Atlântico, onde minha esposa passava horas dourando a pele e se refrescando nas águas cristalinas.
Escolhi o Resort Costa dos Coqueiros por sua localização privilegiada. Foto: Márcio Dantas
A charmosa Pousada Vilangelim se destaca pela sua arquitetura. Uma obra de arte! Foto: Márcio Dantas
Apesar de ser um local rústico, Imbassaí tem despertado a curiosidade e atraído turistas brasileiros e estrangeiros que buscam tranquilidade. Imbassaí é rica em cenários naturais, todos dignos de cartão postal, vale destacar o encontro do rio e do mar. Um lugar perfeito para conhecer com a família, sozinho ou acompanhado. E no amanhecer e pôr do sol, a visão é ainda mais linda.
A foz de Imbassaí. Foto: Márcio Dantas
Fim de tarde inesquecível. Foto: Márcio Dantas
Os banhistas também têm a oportunidade de ver a água doce do rio se juntando ao mar. Um banho inesquecível, doce e salgado ao mesmo tempo. E para conhecer essa paisagem mais de perto, a dica é fazer um passeio de barco e caiaque. Navegar dentro das águas do rio Imbassaí é algo mágico. Uma sensação de liberdade.
Nas barracas, experimentei um catado de siri e tomei várias cervejas porque o calor estava daquele jeito do verão. Como tudo em Imbassaí flui para o rio e para o mar, nas barracas não é diferente. Eu e meu filho Marcelo mergulhamos muito, umas cinco vezes no rio e oito vezes no mar. Adoro água!
Catado de Siri da Barraca Porto da Jangada, Perfeito! Foto: Márcio Dantas
Eu e meu filho Marcelo não cansamos de mergulhar nas águas de Imbassaí. Foto: Márcio Dantas
E o que fazer de atividade em um lugar tão tranquilo? Apesar de ser uma cidade para relaxar, Imbassaí tem muitas aventuras. Para quem gosta de esportes, as principais opções são: canoagem, stand Up, trilhas e um banho na Cachoeira da Dona Zilda.
Para aventuras mais radicais, a dica é fazer trilhas ou passeios com bikes pelas ciclovias de Imbassaí. São seis quilômetros para pedalar curtindo a brisa da praia.
A vila é praticamente cercada por uma ciclovia, os turistas alugam Bikes no Resort Costa dos Coqueiros.
Nossa última parada é na Barraca do Zemar e Trudy, figuras que conheci durante uma caminhada pela praia. Uma barraca rústica e muito aconchegante. Para quem gosta, como eu, de lugares nativos, a dica é conhecer a Barraca Porto da Jangada e apreciar o peixe vermelha na brasa. Uma delícia! O cardápio é preparado por Zemar e pela sua esposa Trudy, a “baiúcha”, a gaúcha mais baiana que existe. O atendimento é tão bom que você se sente em casa.
Os simpáticos e talentosos Zemar e Trudy da Barraca Porto da Jangada. Foto: Márcio Dantas
Melhor época: Em todas as estações vale a pena conhecer a cidade, mas no verão é ainda mais linda!
Recomendo: Um passeio de barco no rio Imbassaí e logo depois um banho nas águas do rio ou do mar, os dois ligam lado a lado.
Aroma e sabores: A moqueca de peixe com certeza é dos pratos que vale a pena apreciar.
\Moqueqa de peixe da barraca Porto da Jangada. Foto: Márcio Dantas
Sombra e água fresca: Nas caminhadas, vale a pena descobrir cantinhos nativos ou alternativos para tomar uma água de coco e comer um peixe frito. Depois, relaxar em uma rede com o barulho da praia. Um lugar perfeito para viver novas experiências, como passear à noite pelas ruas tranquilas e visitar lugares zen.
Caminhamos muito pelas ruas deImbassaí, em cada passo uma nova experiência! Foto: Márcio dantas
Gosto de caminhar, e deixar que os olhos percebam detalhes que fazem a diferença!
Em Imbassaí a vida passa devagar! Foto: Márcio Dantas
Nas caminhadas fizemos amigoscomo a guia Monica e o casal Zemar e Trudy.
Se localize: A praia de Imbassaí fica localizada na Linha Verde (BA-009), distante 60 quilômetros de Salvador e a poucos quilômetros da Praia do Forte.
Por Adriana Freitas
Fotos: Mácio Dantas
Voltar
Deixe seuComentário