
BlogdoViajante


MASTER CHEFE DA ANTIGUIDADE: POMPEIA
MASTER CHEFE DA ANTIGUIDADE: POMPEIA
Que a dieta mediterrânea é a mais saudável do mundo... isso hoje já sabemos, famosa pelo consumo de ingredientes frescos, como vegetais (cebola, tomate e acetonas), pães e massas produzidos com cereais (trigo, cevada e centeio), frutos do mar (peixes, camarões, polvos e lulas) que possuem ômega 3 que combate o colesterol ruim, o azeite de oliva que possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, reduz o risco de diabetes e protege o cérebro.
E o vinho que possui resveratrol e flavonoides, além de antioxidantes e substancias que combatem os radicais livres. Substancias estas que ajudam na prevenção de doenças vasculares e cardiovasculares, pois ajudam na diminuição do colesterol ruim e na diminuição das placas de gorduras nas artérias, além de combater o envelhecimento precoce.
Com tudo essa dieta, além de ser a mais saldável do mundo é também uma das mais antigas do mundo, possuindo registros desde da antiga Grécia e a antiga Roma. E em Pompeia, a mais bem preservada cidade do império romano, um verdadeiro tesouro do patrimônio arqueológico mundial e que ainda nos revela seus segredos, nos levou mais uma vez através do tempo. Nos revelando agora como era a dieta de seus antigos moradores, com alimentos que ficaram perfeitamente preservados sob as várias camadas de cinzas vulcânicas.
Como frutas secas, nozes e figos, que os romanos comiam para ganhar energia como aquele cafezinho de tarde... além de espinhas de peixe, ostras e ouriços, até mesmo um pão inteiro que foi soterrado e petrificado.
Além disso no ano de 2019 em Pompeia foi descoberto uma termopolios, na verdade o primeiro fast food que se tem notícia, eram balcões com fogões circulares onde os comerciantes mantinham comida aquecida com pedras vulcânicas para vender a queles que passavam.
Cerca de 80 termopolios já foram encontrados em Pompeia mais nenhum tão bem preservado quanto esta que mantinha as pinturas em afrescos do balcão completamente preservadas e onde as figuras ali pintadas mostravam o cardápio. E uma das massas queridinhas dos dias atuais, a lasanha... já era apreciada pelos antigos romanos, preparada com trigo, grão de bico e cevada e temperada com algas e farinha de pão.
Deixe seuComentário