BlogdoViajante
FESTIVAL DE CARANGUEJO DE ARACAJU TERÁ SEGUNDA EDIÇÃO
Lugar Perfeito – Bora quebrar o caranguejo!!! Eita que a melhor época está chegando em Aracaju. Para mim, não existe melhor temporada para resgatar toda minha sergipanidade que durante o Festival de Caranguejo, que teve sua primeira edição em 2015. Esse ano, vai acontecer entre os dias 03 e 14 de agosto, na passarela que leva o nome desse crustáceo tão adorado em terras sergipanas, localizado na Orla de Atalaia. Lugar perfeito, claro, para o Festival.
O ‘bicho’ é tão famoso por aqui, que ganhou até monumento,em sua passarela localizada na principal praia da cidade (Praia de Atalaia), a concorrida Passarela do Caranguejo.
Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Sergipe (Abrasel-SE), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e Sebrae, o evento conta com a participação de praticamente todos os estabelecimentos localizados na região da Praia de Atalaia.
Monumento na concorrida Passarela do Caranguejo. Foto: Márcio Dantas
Quem vem turistar em Aracaju nessa temporada de clima gostoso, ameno, para aproveitar o território sergipano, vai ter a oportunidade de desfrutar pratos interessantíssimos com a iguaria. Pastel de caranguejo, patas à milanesa, parmegiana de caranguejo com nhoque, moqueca, Galete, casquinhas, e até bruscheta, sanduíches e temakis, tudo feito com o delicioso crustáceo. São pra dezenas de restaurantes participantes que tem o caranguejo como o principal ingrediente para suas receitas, até porque os parentes dele o siri e o aratu também pegaram uma carona com o protagonista da festa gastronômica.
Bruschetas de caranguejo da Pizzaria Manjericão. Foto: Márcio Dantas
Catado de caranguejo do Seo Inácio. Foto: Márcio Dantas
Galete de macaxeira com caranguejo do Restaurante Caçarola. Foto: Márcio Dantas
Hamburguer de caranguejo do Rota 79. Foto: Márcio Dantas
Parece que nada disso faz sentido com um ingrediente tão exótico e aparentemente tímido, mas, olha… vale muito a pena! A iguaria regional que encanta nativos e visitantes será o ingrediente principal destes pratos tão especiais servidos em dezenas de restaurantes da capital.
Salada Mix de catados com raspas de coco seco do Bar Parati. Foto: Márcio Dantas
Muitas são as receitas, mas comer o próprio caranguejo é realmente especial. Não é apenas matar a fome ou desejo, comer caranguejo é uma terapia, terapia de grupo, na maioria das vezes. É um momento que quando acaba, não se sabe se a satisfação decorre da saciedade gástrica ou pelo prazeroso bate-papo.
Minha esposa Raquel Diniz não resistiu! Foto: Márcio Dantas
Nesta segunda edição, o Festival vem mais forte ainda! Vai ter uma adesão ainda maior de bares e restaurantes de toda Aracaju participando, geralmente com preços bem especiais, tudo para atrair ainda mais as pessoas. Durante três dias, o evento apresentará a arena gastronômica, com a participação dos empreendimentos que fazem parte do Festival, trazendo seus pratos especiais com porções menores e preços sugestivos. Após esse momento, acontecerá o Festival em bares por toda a cidade que apostam no regionalismo como essência de seus serviços. Esse momento é, acima de tudo, ao meu ver, um momento especial de mostrarmos um pouco de nossa essência em maior escala, promovendo a culinária e o turismo gastronômico na capital sergipana.
Aproveite e visite o Palácio Museu no centro de Aracaju. Foto: Márcio Dantas
Orla da Praia de Atalaia. Foto: Márcio Dantas
Calçadão da 13 de Julho. Foto: Márcio Dantas
Recomendo – Uma delícia de prato que provei na última edição, que tive a oportunidade de fazer uma cobertura fotográfica bem interessante, e que recomendo é o temaki de caranguejo. Pense numa combinação perfeita! Parmegiana de caranguejo com nhoque é algo que não dá para não degustar. Hum… Sem condições! Bom demais!!!
Temaki de caranguejo. Foto: Márcio Dantas
Parmegiana de caranguejo com nhoque do Duna Beach. Foto: Márcio Dantas
Localização – Praia de Atalaia, em Aracaju.
Por Raquel Passos
Fotos: Márcio Dantas
Voltar
Deixe seuComentário
Maria Sueli de Sousa
Excrito em Quarta-feira dia 11 as 15:54