BlogdoViajante

Márcio Dantas
Fotógrafo

CORES, FÉ E RITMOS DO CATALÃO

11 Ago, 2016Por: Márcio Dantas

Uma das manifestações mais importantes da cultura popular negra do estado de Goiás e do Brasil, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada há mais de 140 anos na cidade de Catalão.

Reunindo os mais importantes grupos de Congado da região Centro-Oeste, a festa é uma das mais importantes do calendário e também um elemento fundamental de preservação histórica dos elementos culturais de matriz africana no país.

O louvor à Nossa Senhora do Rosário, além da óbvia conotação religiosa, também é um tributo à história dos antepassados com diversos folguedos cuja temática central é justamente a memória de fatos do passado.

Toda a cidade é envolvida no clima festivo e místico que cerca a maioria dos rituais que compõe a programação.

As gerações se misturam dando força, preservando a tradição e garantindo a alegria.

As cores, os ritmos e a vibração dos participantes contagiam todos os visitantes que acabam imersos nessa atmosfera, uma característica de muitas manifestações festivas no Brasil, onde é exaltada a convivência pacífica e respeitosa entre diversas etnias, suas peculiaridades, seus valores e signos.

A essência do povo brasileiro fica patente nesta festa que também compõe o vastíssimo patrimônio cultural brasileiro. Vale a pena conhecer!

Por Hugo Sidney Brandão

Fotos: Márcio Dantas/Brasil em Imagens

Voltar

Deixe seuComentário