BlogdoViajante
CAÇA AS BRUXAS: A INQUISIÇÃO SERGIPANA
CAÇA AS BRUXAS: A INQUISIÇÃO SERGIPANA
Se você acha que bruxas é só coisa de Harry Potter ou que a inquisição ocorreu só na Europa... vem comigo, que eu te mostro que isso pode ter acontecido muito mais perto do que você pode imaginar...
Em 1539 o rei D. João III concede ao seu irmão D. Henrique o cargo de inquisidor para assuntos intramarinos. Isso expandia a inquisição Portuguesa as colônias de Portugal e assim a chamada santa inquisição chegou ao Brasil. Os acusados eram presos e o processo era enviado a Portugal para ser julgado no tribunal da inquisição e claro eram condenados, a condenação era geralmente o enforcamento ou as famosas fogueiras da inquisição. E isso se intensificaria ainda mais, pois logo começaria a inquisição espanhola, muito mais severa e brutal e na época da colonização em nosso país vivíamos a união hibérnica, a união entre Portugal e Espanha.
Aqui nas terras sergipanas, que na época era conhecida como a capitania de Sergipe Del-Reiy as maiorias das acusações eram de novos cristãos, que eram homens e mulheres judeus que haviam se convertido recentemente ao cristianismo porem no conforto de suas casas ainda praticavam os ritos judaicos, os casos de sodomia que eram nada mais nada menos do que homossexuais, bigamia pessoas que eram casadas em e Portugal e vinham para o Brasil e se casavam novamente, além é claro do casos de feitiçaria ou bruxaria, que eram geralmente xamãs e pajés indígenas que não foram catequisados, mulheres que deixaram seus maridos (o que hoje conhecemos como divórcio) e aqueles que se aventuravam nos mares da ciência.
E em nossa primeira capital, a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, onde hoje temos o nosso patrimônio mundial da Unesco a nossa praça São Francisco era onde os chamados infiéis eram executados nas chamas das fogueiras da inquisição. Ainda houveram outros lugares que serviram de palco para essa barbárie no Brasil, como o Pelourinho em Salvador e a praça da Se em São Paulo.
Voltar
Deixe seuComentário