BlogdoViajante
AGUIA DO ESTADO
AGUIA DO ESTADO
Tem um animal que foi utilizado como símbolo por reis, impérios e governantes em várias culturas. E este mesmo animal foi utilizado da mesma forma aqui no nosso estado de Sergipe. Quer saber que animal é esse...? Então vem comigo que eu te conto.
Este animal é a águia. A águia é um símbolo universal de poder, força e autoridade, para muitas culturas desde a antiguidade, foi o animal associado a Zeus o rei dos deuses na Grécia, onde na mitologia clássica é conhecida como a águia de Zeus. E por este motivo está sempre relacionada a líderes, reis, imperadores e governantes, por isso que o líder de um grupo é geralmente chamado de águia do grupo.
Como símbolo de poder a águia foi utilizada como símbolo de reis, impérios e nações no decorrer do tempo, até os dias atuais. E o mais famoso império a utilizar a águia como seu emblema foi o império romano e que ficou conhecida como a águia de Roma.
Um símbolo tão importante para os antigos romanos que era sempre carregada a frente do exército como seu estandarte e havia um oficial que era designado unicamente para carregar o estandarte da águia e protege-lo, além disso os romanos acreditavam que casso a o estandarte da águia fosse perdido em batalha a guerra estaria perdida e toda aquela legião seria amaldiçoada.
Em nosso estado de Sergipe a águia foi o símbolo do governo do presidente de estado (atual cargo de governador de estado) Graco Cardoso de 1927 a 1932, mais que isso ela se tornou a assinatura de suas obras.
Graco Cardoso fez várias obras, como o prédio da Prefeitura de Aracaju, o Atheneu Pedro II ou Atheneu Sergipense (conhecido hoje como Museu da Gente Sergipana) e o Mercado Modelo. E na maioria das suas obras sempre havia uma imponente águia pousadas com as asas abertas.
Então no seu próximo passeio no centro da cidade de Aracaju, se você ver uma bela águia com as asas abertas no topo de um prédio histórico, pode ter certeza que aquele prédio foi construído por Graco Cardoso.
E caso queira ver essa bela e imponente ave mais de perto e em toda a sua maestria, pode ir até o Parque dos Falcões em Itabaiana, o maior santuário de aves de rapina do Brasil e patrimônio cultural de Sergipe.
Lá você poderá ver não só varia espécies de águias como a bela Harpia uma das maiores mais e poderosas águias do mundo mais também outra aves como o Carcara, um símbolo do Brasil e as belas e misteriosas corujas.
Voltar
Deixe seuComentário