BlogdoViajante
A VERDADERIA HISTÓRIA DO HALLOWEEN
A VERDADERIA HISTÓRIA DO HALLOWEEN
Está chegando… a data mais sombria, misteriosa e assustadora do ano… E é claro que eu estou falando do Halloweem… Mas você sabe qual a origem de um dos festivais mais populares no mundo hoje...? não...? então vamos atravessar o véu do desconhecido e descobrir a verdadeira história do Halloweem.
O Halloween remonta a milênios na a antiguidade, mais especificamente ao calendário celta, quando os povos celtas da antiga Grã-Bretanha dividiam o ano no meio, metade de luz e outra de escuridão, ou seja, uma parte do ano de verão e prima vera e outra de outono e inverno, lembrem que estamos falando de povos agrícolas que dependiam das suas colheitas para sobreviver.
Sendo assim o Halloween se origina em um dos principais festivais da cultura celta o Samhain. O Samhain é uma das festividades mais importantes do calendário celta, marca o fim da colheita e o início do inverno. Celebrado entre 31 de outubro e 1 de novembro. Além disso o Samhain também celebrava o solstício de inverno a noite mais longa do ano. Eles acreditavam que nessa época no dia 31 de outubro o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos ficava mais fino e os espíritos de seus ancestrais podiam andar entre eles. Por isso eles faziam uma grande festa onde acendiam fogueiras e davam oferendas aos espíritos, era comum deixar alimentos e bebidas na porta de casa como forma de receber os mortos. Além disso utilizavão mascaras para que os mortos não os reconhecessem como vivos. Contudo a tradição de se fantasiar e pedir doces é uma releitura moderna dessas tradições. O Samhain simboliza não apenas a morte, mas também a renovação. A escuridão do inverno era vista como um tempo de reflexão e preparação para a nova vida que surgiria na primavera. A conexão com os mortos era uma parte integral da crença celta, que via a vida e a morte como um ciclo contínuo.
Durante a idade média a igreja católica em uma tentativa de cristianizar os festivais pagãos e se sobrepor tenteou assimilar o Samhain celta, criando o dia de todos os santos no dia primeiro de novembro e o dia de finados do dia 2 novembro. Porem a palavra Halloween que conhecemos hoje é uma abreviação de How holy evining.
Mais você deve estar se perguntando, onde que está a figura mais famosa do Halloween, o Jack lanterna a cabeça de abobora? Jack lanterna é uma lenda irlandesa. Conta a lenda que Jack era um bêbado e uma pessoa tão ruim que depois de perder uma aposta com o próprio diabo para viver mais, ele acaba depois de sua morte sendo rejeitado pela terra pelo céu e pelo inferno e é condenado a passar a eternidade vagando pela terra utilizando uma lanterna de nabo acesa com o fogo do próprio inferno. Mas espera ai… nabo…? Não era para ser uma abobora…? Exatamente, este foi o inicio da lenda no velho mundo, mas com a chegada dos imigrantes irlandeses, escoceses e ingleses nos Estados Unidos eles adaptaram para a abobora que nas américas era muito mais abundante e muito mais barata.
Um outro festival incorporado ao Halloween moderno foi o dia de Guy Fawkes. Ele foi militante anarquista inglês que tentou explodir o parlamento mais sua pólvora não funcionou e ele foi capturado e morto na fogueira, contudo depois de sua morte sua memória foi satirizada e se deu origem a um pequeno festival onde se acendiam fogueira e algazarras e pegadinhas eram permitidas, porem alguém teve a brilhante ideia de subornar com doces, essas crianças que faziam pegadinhas no dia Guy Fawkes o que deu origem ao termo gostosuras ou travessuras.
E no final da década de 80 e começo da década de 90 o Halloween chega ao Brasil. E aqui nas terras tupiniquins, se tornou tão popular em algumas regiões que se tornou um pequeno carnaval. E esta meus caros, é a verdadeira história do Halloween.
Voltar
Deixe seuComentário