
BlogdoViajante


A LENDARIA ADAGA DE TUTANCAMON
A LENDARIA ADAGA DE TUTANCAMON
Durante toda a história da humanidade, temos vários relatos, histórias e lendas de armas lendárias e poderosas, sendo chamada de armas divinas, pois teriam vido dos céus, caída das estrelas. Estas armas dos deuses se mantinham eternamente afiadas e nunca enferrujavam. Um exemplo clássico é a Excalibur, a lendária espada do rei Arthur que segundo a lenda fora retirada de uma pedra e podia cortar qualquer coisa.
Porem no século XIX durante a descoberta da tumba de Tutancâmon dois artefatos chamaram muito a atenção dos arqueólogos, um par de adagas as quais em três mil anos não haviam enferrujado, além de Tutancâmon ser de uma época anterior a descoberta do ferro.
Isso se tornou um mistério por 200 anos até que uma equipe de pesquisadores italianos e egípcios utilizaram a técnica de espectrometria de florescência de raio x, para identificar os elementos químicos presentes na adaga.
E descobriram que a adaga possui altos níveis de níquel e ferro além de cobalto, fosforo, enxofre e carbono e concluíram que aquela composição química não existe em metais presentes naturalmente na terra, porem esta composição química correspondia diretamente com a de um meteorito chamado Khaga encontrado no Egito no ando de 2000 e concluíram que a adaga fora feita de metal meteorito.
Com tudo a adaga do rei Tut não é o único exemplo de uma arma feita com esse tipo de material, mas no Japão a katana Tentetstou forjada pelo ferreiro Yoshindo Yoshiwara, fora forjada partir de um meteorito chamado Gibeon encontrado na Namíbia.
Sendo assim a Excalibur a lendária espada do rei Arthur que sempre mantinha o seu corte perfeito também poderia ter sido forjada a partir de um meteorito e isso mostra que mesmo antes da humanidade saber manipular o ferro este elemento já era conhecido, partir de meteoritos, gerando as histórias de armas que veneram dos céus.
Deixe seuComentário