No Restaurante Caçarola de Aracaju, fui de cara na Véia Fogosa
Quando o calor de Aracaju tá daquele jeito, me fazendo suar mais que tampa de chaleira, vou confessar a você: caio de boca na “Véia Fogosa”. Não me contento e devoro, sem medo de ser feliz, uma “Moça Virgem”. E se eu estiver arretado (não vou negar também), como um "Negão Gostoso" e fico quieto olhando pro céu e agradecendo por essas delícias.
Moça Virgem, sorvete de tapioca com banana flambada, a mais queridinha das sobremesas do Restaurante Caçarola em Aracaju.
Nem Raquel resistiu a Véia Fogosa do Restaurante Caçarola, a delícia é composta de sorvete de tapioca com calda de doce de caju.
Calma aí! Antes de você me achar um pervertido, saiba que eu tô falando das delícias gastronômicas criadas pela Chef Meg Lavigne, proprietária do Restaurante Caçarola, que fica no Mercado Central de Aracaju (complexo composto pelos mercados municipais Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco).
Mercado Municipal de Aracaju
Mercado Municipal de Aracaju
Logo de cara você se apaixona pela bela e deliciosa (tome aí uma sinestesia!) vista para o Rio Sergipe, que combina perfeitamente com a decoração rústica e de extremo bom gosto. Pense num aconchego que é o Restaurante Caçarola.
Patrimônio cultural de Sergipe, as embarcações carinhosamente chamadas de Tototós transitam o dia inteiro no Rio Sergipe.
Vista do mercado para o Rio Sergipe
Aí, quando você abre o cardápio, fica doido. Tem tanta coisa gostosa que te deixa mais perdido que surdo em tiroteio. Mô fio, o Caçarola tem a vantagem de estar já no Mercado. Então tudo é preparado com produtos bem fresquinhos, comprados no mesmo dia. E quando esses produtos chegam à mão da renomada Chef Meg, aí você faz a ‘dança do índio’, porque só sai comida boa.
Parte interna do Mercado Municipal de Aracaju, é daqui que sai os igredientes para pratos delíciosos do Restaurante Caçarola.Tudo fresquinho direto para o fogo do Restaurante Caçarola
Mas pra você não ficar azoado, seguem algumas dicas deliciosas como sugestão para as várias visitas ao Restaurante Caçarola:
- Camarão de Cueca: uma moqueca maravilhosa de camarões tenros e saborosíssimos, servida com pirão e outras cositas... de lamber os beiços.
Camarão de Cueca
- Camarão da Barra: Uma exótica mistura de camarão grelhado, com salada, castanha e caju, uma saborosa fruta da região.
- Feijoada: Servida toda sexta-feira, fazendo carinho na alma.
- A tradicional Carne do Sol:
- Carne do Sol Egoísta: Egoísta porque é só para você, o prato é composta de carne do sol, queijo coalho, banana da terra e macaxeira.
Além disso, o Restaurante Caçarola tem uma especialidade importantíssima: atendimento rápido, e os simpáticos garçons conhecem cada detalhe dos pratos regionais. Então, se você tem dúvidas no que quer saborear, os caras manjam absurdamente de tudo. São doutorados em atender bem.
E tem mais: depois de desfrutar da melhor comida possível e imaginável do Restaurante Caçarola, você tem a rica opção de dar um rolé nos três Mercados. Aproveite pra ver o doce colorido da Passarela das Flores; conhecer de perto as lojas de artesanatos e comprar umas lembrancinhas que só existem em Sergipe (a galera gosta de receber presentes); ouvir um chorinho ou um trio pé-de-serra (o som rola pela manhã e pela tarde perto das lojinhas de artesanato). E no mercado você ainda pode se deliciar com as igaurias da terra. Tem de tudo para todos os gostos: castanhas, amendoim, doces, manteiga....experimente o doce de batata de Propriá. Mô fio, é topizeira!!!
Passeando pelo mercado encontramos uma diversidade de artesanatos.
Castanhas, amendoim, doces, manteiga....experimente o doce de batata de Propriá.
Os versos de Tom e Vinícius cabe direitinho para esse crochê: “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...”
Já escolheu sua cachaça? Mesmo que você não beba, pode ‘tirar aquela ondinha’ com alguém de quem você gosta. Será um presente que, tenho certeza, vai fazer sucesso com quem ganha e com as pessoas ao redor.
Você também pode optar por fazer um passeio histórico-cultural: ir ao Museu Olímpio Campos, ao Espaço Zé Peixe (uma vista linda pro Rio Sergipe), ao Museu da Gente Sergipana e ao Centro Cultural Aracaju. Indo ao Restaurante Caçarola, você pode aproveitar o melhor da gastronomia sergipana e o melhor da cultura. Tudo disponível bem pertinho.
Palácio Museu Olímpio Campos em Aracaju
Museu da Gente Sergipana em Aracaju
Raquel, minha esposa, foi comigo e se encantou com o lugar. Queria pedir um pouco de tudo. Também, quem não se encanta, não é?
Vou resumir minha experiência! Ir ao Restaurante Caçarola é uma divina oportunidade de se lambuzar de cultura e gastronomia.
Conheça mais sobre Aracaju, clique aqui!
Fotos: @marciodantas_foto
Texto: André Britto
Todos os direitos reservados!
Deixe seuComentário
Mércia Valença
Excrito em Quinta-feira dia 17 as 21:16