Calles Bar de Tapas
Lugar Perfeito: Barcelona é uma cidade que proporciona prazeres ímpares. E tão obrigatório quanto visitar a Sagrada Família ou ir ao Camp Nou e ainda tentar uma foto mais aproximada de Messi em ação é conhecer um bar de tapas na capital catalã. Mas calma aí. Nem pense que tapas são agressões (ainda que pedidas de vez em quando! Ui!). Tapas estão para os espanhóis como petiscos para os brasileiros ou mais precisamente tira-gostos para os sergipanos.
Mas independente da origem, e atraído, assim como pessoas de todo mundo pelas iguarias espanholas, escrevo diretamente do Nordeste do ‘meu Brasil bem brasileiro’, na minha querida Aracaju, para dizer que não foi necessário ir à Espanha conhecer os famosos aperitivos. Encontramos as comidas de “Calles” (como os espanhóis chamam ‘rua’) da Espanha na própria terrinha dos cajus. E no cartão-postal da cidade: a Praia de Atalaia.Calles Bar de Tapas na Praia de Atalaia
Convido você a conhecer o Calles Bar de Tapas! É um encontro magnífico com comidas e bebidas que vão, certamente, ficar na retina, na memória e no paladar durante muitos e muitos anos.
O nome já sugere boa coisa, mas cruzar pela porta do bar e restaurante Calles de Tapas me fez ter a certeza que seria a primeira de muitas visitas. Logo de cara me encantei com a arquitetura! São ambientes diversos em um único conjunto arquitetônico. Vai de acordo com o que você tá afim naquele momento.
Para ser mais preciso, existem dois pavimentos distintos no Calles. A parte de cima que tem como atrativo principal o varandão, com a atmosfera vip da energia da ‘praia de Atalaia, mirando as ondas do mar’. É um recanto com aconchego para quem tá querendo discrição e momentos de romantismo, um espaço maravilhoso ao melhor estilo “lounge on the beach”
A parte de baixo é conhecida por Calles Brew Club. Láa pegada da cerveja está mais presente. A ideia foi justamente esta: criar um espaço mais descontraído para fomentar a cultura da cerveja artesanal. No Brew Club, a galera frequentadora prefere uma combinação soft com hambúrgueres e hotdogs, sempre com cerveja artesanal.Calles Brew Club em Aracaju
A galera frequentadora prefere uma combinação soft com hambúrgueres e hotdogs, sempre com cerveja artesanal.A famosa Arre Égua, uma tipo IPA fabricada no Calles.
O bacana é que você pode usufruir de todos os ambientes com a mesma acolhida, a mesma atmosfera e energia diferente de tudo que você já viu. O Calles de Tapas tem pub para uma boa conversa com amigos, canto com cara de barzinho,. É como se você fosse a vários lugares diferentes estando na mesma ‘plaza’,
Mô fio, a variedade de cervejas do Calles desperta para viagens de sabores. Felipe, sócio proprietário, me disse que o Calles de Tapas trabalha com 85 rótulos em média, variando entre nacionais e importadas, além de sete torneiras de choppe, sendo que duas torneiras, pelo menos, são com chopes do bar. Ah, Felipe também é cervejeiro e me falou que tem planos de expandir o negócio abrindo uma cervejaria maior.
E se você acha que vai ficar meio sem saber o que beber no meio de tantas opções, o Calles tem à disposição um Beer Somelière. O cara, Victor Hugo, sabe tudo de brejas e auxilia os indecisos na escolha da cerveja, dando dicas de harmonização, tirando dúvidas, sugerindo sabores, além de realizar eventos na área.O Calles tem à disposição um Beer Somelière. O Victor Hugo.Tanques para maturação da cerveja
Como se já não bastasse uma reunião maravilhosa de bebidas, comidas e ambiente top das galáxias, o Calles de Tapas ainda proporciona aos clientes música boa e ao vivo. Bati um papo quase pra lá de Marraquexe (é assim que se escreve em Português) com o Cláudio, gerente do Calles. Fiquei impressionado com o cuidado que a casa tem em oferecer som de alto nível, desde equipamentos de sonorização até a galera que toca lá. É show!Na noite rolou o Especial Rita Lee, com minha amada Raquel Diniz, Rafael Júnior e Alê Martins. Uma experiência muito bacana! O simpático Foto histórica com simpático gerente do Calles Claúdio, o amigo e guitarista Saulo Ferreira e minha esposa Raquel Diniz.
Aromas e Sabores: Depois de ficar encantado com o lugar, convidei minha musa Raquel Diniz para começarmos um passeio pelas ‘maravilhas da cevada’ que o Calles dispõe. Meu, velho, cara, doutor, rapaz, mô fio (nem sei qual vocativo uso!)! É muita coisa boa. São mais de 80 tipos de cervejas, inclusive com fabricação própria. Aí eu entendi o porquê de vários ambientes. É pra gente ficar à vontade para experimentar todas. Várias em cada canto. Afinal de contas, a cerveja pode ser amarga, mas adoça a vida!!! O Beer Somelière Victor Hugo nós proporcionou a experiência de escolher os cereais que fabricou a nossa própia cerveja, o Saulinho se amarrou!
Caí matando na escura Arre Égua (feita na própria casa e Raquel foi na clarinha Martina Wit Beer. Pelo que se vê nos nossos sorrisos, a felicidade quinze pras três estampada e notória dá a dica do quanto gostamos do que bebemos.
Além da Arre (fiquei íntimo!), a casa ainda produz a Gota Serena (vixiii), a Cabueta (essa entrega o sabor), a Recreio (uma diversão), a Topada (pense numa coisa gostosa) e a Desdrobo (super sincera). Sabores distintos e igualmente maravilhosos. Há ainda várias marcas disponíveis, prontas para todos os gostos e desejos.
Depois de passarmos pelo deslumbre do lugar, pelos sabores das cervas maturadas e deliciosas, chegamos à comida. Hummmmm... Pedimos como entrada um Xixo de Filé e uma Shrimp Salad. Voltemos a todos os vocativos! “Mô fio, se a entrada é assim, imagine o que vem pela frente”. Comemos sorrindo, só pra você ter ideia do que que saboreamos.
Depois pedimos uma Quesadilla... Há uma infinidade de Tapas. É um verdadeiro passeio por sabores e sonhos (não há outra palavra para traduzir o que encontramos lá) que vão tornar inesquecível sua ida ao Tapas. Vou dizer, na moral: nem preciso ir a Barcelona. E para completar esse universo de...perdi as palavras... ainda tem música DA BOA, ao vivo, em som agradável e digno de aplausos (você sabe que quase ninguém aplaude música em bar).
A variedade do cardápio de delícias gastronômicas, das cervejas e do ambiente me levaram a uma conclusão: a gente não quer sair de lá! Parece que comemos flor de lótus e ficamos décadas no mesmo lugar. É, definitivamente, um Lugar Perfeito!
Quer saber como é de verdade: Calles-se!
Mini Churros do Calles, uma tentação para os apaixonados por doce assim como eu. Os drinks do Calles são verdadeiras obra de arte, não resisti e misturei tudo...rsrsrsrsrsr
Recomendo: Risoto de Frutos do mar e cervejas da casa.
Quanto a Barcelona... pode esquecer... ou fica pra outra vez!
Como já mencionei, o Calles de Tapas fica na Orla de Atalaia, pertinho do posto dos salva-vidas.
Ah, ia esquecendo: o Calles é o único lugar do mundo onde são permitidos Tapas e Beijos.
Melhor época: O Calles de Tapas é um Lugar Perfeito para qualquer época do ano. Afinal, cerveja, comida e boa música vão sempre cair muito bem independente de estação. Como diz a música: “Meu amor não será passageiro, te amarei de janeiro a janeiro”. ˆ-ˆ
Sombra e água fresca: Chega a hora de descansar!
As opções de hospedagem mais próximas são os hotéis Celi, Radisson e Áquarios ficam bem pertinho, ou você pode optar pelos hotéis Go Inn, Comfort, ou Del Canto que oferece um café da manhã maravilhoso!Hotel CeliHotel RadissonHotel ÁquariosHotel Go InnHotel ComfortDel Canto Hotel
Se localize: Avenida Santos Dumont, em frente ao posto de Salva-Vidas, na Orla de Atalaia.
Saiba mais sobre Aracaju, clique aqui!
Por André Brito
Fotos: Márcio Dantas
Todos os direitos reservados.
Deixe seuComentário