Um passeio em família na Bahia
Um lugar perfeito: Já tinha ido uma vez em Imbassaí, no litoral norte da Bahia, e com tantos atrativos naturais, percebi que seria um lugar perfeito para levar as crianças e minha esposa. Por isso, aproveitei uns dias de folga e embarquei nessa viagem. Saindo de Aracaju (SE), peguei a linha verde e em cerca de quatro horas, cheguei com a família no distrito do município baiano de Mata de São João, na atual Zona Turística de Costa dos Coqueiros. Imbassaí fica a 10 km da Praia do Forte.
Quem gosta de esportes de aventura, associados ao ecoturismo, além de turistar em charmosa vila de pescadores, saboreando o que há de melhor na culinária regional, com produtos sempre frescos e muitas vezes cultivados localmente, pode ter certeza que o lugar perfeito deste destino é lá mesmo, na Mata de São João.
Como Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente (depois da facilidade de acesso com a Linha Verde, estrada que interliga todos os pontos turísticos da Costa dos Coqueiros), o lugarejo ainda tem um encanto bucólico que atrai a curiosidade especialmente nas crianças. Com a infra-estrutura hoteleira e de serviços ganhando cada vez mais destaque de novos empreendimentos, voltados para acomodar e atender melhor os turistas, a variedade de pousadas, bares, lanchonetes e restaurantes se espalham por uma área de 3km², entre cajueiros, coqueiral e mata.
A Pousada Vilangelim, cheia de charme e bom gosto! Foto: Márcio DantasHotel Resort Costa dos Coqueiros, uma boa opção especialmente para as crianças. Foto: Márcio Dantas
Tudo isso dá para perceber assim que se chega no lugar, simplesmente especial, porque evidencia os valores da natureza em nossas vidas – ensinamento que carrego aos meus pequenos.A região possui 6 km de praias, margeados por dunas elevadas, que escondem o rio Imbassaí, famoso na região por oferecer um tranquilo e revigorante banho de água doce. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranquilidade do lugarejo.
E para conhecer essa paisagem mais de perto, a dica é fazer um passeio de jangada e caiaque. Navegar dentro das águas do Rio Imbassaí é algo mágico. Uma sensação de liberdade com misto de descobrimento incrível… É possível fazer passeios em pequenas jangadas e caiaques, a preços simbólicos que valem muito a pena. Para completar a ida ao rio, que tal um stand up paddle? Minha esposa nem hesitou e aproveitou o momento para praticar esse esporte que tanto lhe faz recarregar as baterias.
Já os restaurantes sofisticados e, ao mesmo tempo, simples estão localizados na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé, nos tabuleiros das baianas.
Caminhando mais um pouco pela vila, você encontra alguns restaurantes rústicos, mas requintados que atrai pela qualidade do cardápio e opções para todos os paladares – desde pratos diferenciados com mariscos até o clássico filé com fritas que tanto fascina as crianças. A dica é conhecer a Merenderia, que fica na avenida principal. Um lugar aconchegante e todo decorado com material reciclado, uma mistura de arte e gastronomia.
Sem esquecer da Rotisserie Imbassaí, localizado na rua principal de Imbassaí, com uma incrível variedade de pratos, doces, sobremesas… Humm!! Pense numa delícia aquele sanduíche do chef com pão caseiro.
A Rotisserie Imbassaí oferce produtos artesanais, de fabricação própria, elaborados em sua cozinha localizada junto à natureza. Quer dizer: todos os pratos são produzidos com muito amor e servido em um espaço cuidadosamente pensado no bem estar e aconchego, decorado de uma forma que o visitante se sente em casa. Assim eu e minha família sentimos.
No bar e restaurante Fundo de Quintal, tem uma moqueca de peixe, ao molho de camarão, que é coisa de outro mundo. Para completar, ainda conheci a simpática e humanizada proprietária Jacira. Digo ‘humanizada’ porque a leitura de vida dela é tão singular, que chamou minha atenção quando relatou que os diversos donos de restaurantes da região se relacionam muito bem. Esse respeito, geralmente falta em tantas pessoas, lá tem de sobra. É tanto que transborda nas artes. Eu e minha família tivemos a satisfação de conhecer alguns artistas locais. Quanto potencial para enxergar a vida de uma maneira tão única e ainda ter a capacidade de nos apresentar em forma de reciclagem, por exemplo. Encantador.
Moqueca de peixe ao molho de camarão, do bar e restaurante Fundo de Quintal.Gostei das capas de LP decorando o bar e restaurante Fundo de Quintal.Imbassaí transborda arte, o Canto da Alquimia é um exemplo de respeito ao meio ambiente.Marcelo ficou impressionado com e espelho reciclado da Merenderia.Ana Luiza e Ana Júlia, se divertiram com a decoração da Merenderia.
Outro local que vale a pena conhecer é o Restaurante É Massa – pense num lugar massa!? A arquitetura do ambiente é tão especial quanto o atendimento e as crianças ainda adoraram a pizza artesanal de lá. Só indo mesmo para entender esse sabor...
Bem aconchegante o Restaurante é Massa.
Um outro local para ter alimentação de primeira com o astral lá no topo é no Restaurante do Zoião – que é o proprietário e ele é uma figura rara! Que satisfação ter saboreado o carro chefe de lá: peixe inteiro com banana da terra e camarão, preparado na chapa. Esse prato é tão supremo que foi vencedor, este ano, do prêmio “Panela de Barro”, da Tv Bahia. Para chegar no Restaurante, basta atravessar a Ponte das Jangadas a pé e verá logo.
Levei minha família para jantar no restaurante Lual do Hotel Costa dos Coqueiros, nem preciso dizer que a noite foi especial, né? Com aquele céu estelar, naquele ambiente aconchegante e envolvedor, as nossas pessoas amadas ficam ainda mais encantadoras. Valeu a pena demais!
Salmão Costa dos Coqueiros. Foto: Márcio Dantas
Em meio a tanta experiência agradável, aproveito para agradecer à Monica Costa, guia local, atenciosa e de tão especial que é, criei um laço fraterno de amizade e respeito pelo ser humano dedicado à uma atividade tão engrandecedora que é o (eco)turismo. A todos os bares e restaurantes que acolheu à mim e minha família, nosso respeito e admiração. Deixo registrado só mais uma coisa: voltaremos à este paraíso chamado Imbassaí!
Melhor época: Imbassaí deveria ser parada obrigatória de todos aqueles que apreciam paz e aconchego em uma única viagem. Mas se torna mesmo um lugar perfeito para contemplar a natureza e desbravar trilhas com visuais únicos no verão mesmo, cada pôr e nascer do sol que presenciamos... Inesquecíveis!
Recomendo: Um passeio de travessia de jangada no Rio Imbassaí, oportunidade de apreciar as belezas naturais e ter contato com esportes radicais. Logo depois, um banho nas águas do rio ou do mar, os dois ligam lado a lado, finalizando com uma espetacular mariscada de um dos bares localizados na região como o Restaurante da Vânia. Para descansar à noite merecidamente, a comodidade e conforto do Hotel Costa dos Coqueiros.
Sombra e água fresca: Em cada passeio, vale a pena descobrir cantinhos alternativos, sem muita programação, só para ter aquela experiência de encontrar um nativo e tomar uma água de coco com sua família, podendo relaxar em uma rede ao som do mar, contemplando a sincronia das palhas dos coqueiros da região; ou mesmo apreciar aquele pôr do sol seguido de um lindo céu estrelado.
Localize-se: A praia de Imbassaí fica localizada na Linha Verde (BA-009), distante 60 quilômetros da cidade de Salvador e a poucos quilômetros da Praia do Forte.
Por Raquel Passos
Fotos: Márcio Dantas
◢ CancelarSalvar © 2017 | Todos os direitos reservados.v 4.0.0
Deixe seuComentário