O reencontro com a natureza no Pontal de Indiaroba

Large 365548f39271e962

Sabe aqueles lugares que fazem você se desligar completamente da “ansiosa” realidade que aflige grande parte dos cidadãos “urbanos” hoje em dia? O Pontal, povoado do município de Indiaroba, no litoral Sul de Sergipe, é um destes. Navegando pelo rio Real e contemplando a belíssima paisagem do seu estuário, se consegue esquecer quase que completamente da maioria das preocupações, num verdadeiro reencontro com a natureza.

 

 

Se você tem crianças, pode ficar tranqüilo. Lá, elas também poderão contar com uma experiência sensorial diferenciada, imergir nessa atmosfera e interagir com a natureza e com a cultura dos moradores locais, geralmente pescadores, realizando tarefas impensáveis para quem vai, por exemplo, a um resort luxuoso.

 

 

Além dos deliciosos banhos no rio Real, as crianças poderão pela primeira vez, por exemplo, acompanhar um pescador num lance de tarrafa, aquela rede que eles arremessam, geralmente na maré enchente, às margens do rio, e acompanhar a seleção dos peixes e crustáceos capturados e a respectiva devolução à natureza. Uma inesquecível lição de sustentabilidade que elas levarão para o resto da vida. Só se pesca aquilo que serve para a alimentação.

 

 

Para quem gosta de fotografar natureza, as imagens aí já mostram um breve “aperitivo” daquilo que os aguarda. A partir da locação de um barco (o da foto cabe 20 pessoas e foi locado por R$ 90), onde o barqueiro te deixa onde você escolher e retorna no horário marcado para buscar, se pode ter uma experiência gratificante de captura de imagens da fauna e flora exuberante da região. Além dos crustáceos, como o aratu, o guaiamu e o caranguejo, aves como garças, biguás e martins pescadores dão um espetáculo à parte.

 

 

Há também a opção dos passeios de lancha para quatro ou seis pessoas (aproximadamente R$ 100, o passeio), onde também se pode conhecer a locação que foi imortalizada na novela Tieta do Agreste, nas dunas do povoado Mangue Seco, que é município de Jandaíra, já na Bahia. Aliás, em quase toda a sua extensão, o rio Real é quem delimita a divisa entre os estados de Sergipe e Bahia.

 

 

A culinária local reserva apetitosas receitas à base de pescados, crustáceos e outras iguarias regionais que enchem os olhos e agradam ao paladar. Na sede do povoado, existem barracas rústicas dos nativos que oferecem um excelente peixe. Quem curte esse tipo de ambiente, onde o glamour ficar em terceiro plano, vai adorar. Lá, você está imerso na natureza.

 

A hospedagem poderá ser realizada em pousadas na região ou, se pretender ficar mais de dois dias, a sugestão é alugar uma casa. Os valores são bem mais atraentes. É uma experiência gratificante, reenergizante e necessária para quem busca, de vez em quando, se distanciar das “loucuras” e “paranóias” dos grandes centros urbanos. Lá, o tempo parou. Mas parou positivamente, um lugar perfeito.

Por Hugo Sídney Brandão

Fotos: Márcio Dantas/Brasil em Imagens 

7be68650eeb5d56f
0b24f631376b0271
F43f36ff4831844a

Descubra esselugar perfeito

Map 40c58c5cd89fdf67
Here
Estr. Indiaroba Pontal, Indiaroba - SE, 49250-000

Deixe seuComentário